Após dois anos e centenas de mortes, Prefeitura fecha hospital de campanha da Covid

O único Pronto-Socorro gratuito de atendimento às vítimas da Covid-19 de Americana foi fechado na última sexta-feira sem alarde.

No boletim anterior, enviado na quarta-feira, havia apenas um paciente na enfermaria desse setor do complexo Waldemar Tebaldi. Neste PS ocorreu a maioria dos óbitos causados pelo coronavírus desde abril de 2020.

No dia 11 de junho de 2021 o PS-Covid do HM atingiu seu recorde de internação com 61 pacientes em tratamento. Não há um mapeamento exato da quantidade de mortes ocorridas nesta dependência, mas estima-se cerca de 500. A cidade contou com 4 unidades com leitos de UTI e enfermaria, mas no último pico ocorrido em fevereiro de 2022 o PA Zanaga também recebeu pacientes internados por cerca de 48 horas.

O número de internados caiu de 88 para 1 nos últimos três meses, o número de novos casos caiu de 7 mil em janeiro para apenas 123 nos primeiros 13 dias de abril e o número de óbitos despencou e não mais assusta as autoridades ao ponto de manter essa unidade ativa. Antes, São Lucas Notredame também já havia fechado o setor Covid-19.