Lei que prevê dois guardas em cada escola será votada na Câmara Americana

Projeto de Lei de autoria de Juninho Dias e Nathália Camargo foi protocolado na Câmara de Americana no último dia 3 e prevê a implementação de segurança nas escolas através da GAMA.

Se for aprovado, a Prefeitura poderá dispor de dois guardas municipais armados para cada uma das 73 escolas públicas de Americana.

Os agentes poderão atuar de forma preventiva e ostensiva, até em conjunto com os professores e funcionários, visando identificar eventuais problemas de segurança. Eles deverão passar por capacitação para “garantir a segurança sem atrapalhar o ambiente educacional”.

O conselho de educação e o conselho tutelar deverão acompanhar e orientar em todas as etapas do processo.

O projeto também permite a instalação de base operacional da GAMA dentro do espaço escolar.

A Prefeitura também poderá criar um conselho para discutir o assunto de forma permanente e deverá apresentar um relatório semestral das ações e dos resultados.

O Jornal de Americana falou mais cedo com a assessoria da vereadora Nathália para confirmar a possível data de votação. A informação é que o texto seguirá o rito normal, ou seja, não deve ser votado na Sessão Ordinária de hoje em regime de urgência.

Votar com urgência era uma possibilidade, já que os vereadores votam com frequência projetos apresentados até dois dias antes das Sessões.

AUDIÊNCIA

Os dois vereadores também solicitaram a realização de uma audiência aberta para discussão do assunto. Ela poderá ser acompanhada por pais, alunos e toda a população. A data e o horário da reunião serão divulgados no site da Câmara nos próximos dias.

PREFEITURA

Além de anunciar a instalação de quase 1000 câmeras de videomonitoramento nas unidades de ensino antes do primeiro ataque recente de repercussão nacional, o Poder Executivo discute e deve divulgar em breve algumas medidas de segurança para os alunos da rede.

EMPECILHO

Americana conta com 299 GCMs e 13 vigias, todos atuam no formato 12/36, o que significa que no máximo 110 guardas trabalham simultaneamente. Isso torna evidente a necessidade de novas contratações para a implementação desse projeto sem desproteger o restante da cidade.