Morador em situação de rua morre de frio em Florianópolis

Gaúcho de 41 estaria na capital de Santa Catarina a procura de oportunidade de emprego.

 

Nesta segunda-feira (12), um homem em situação de rua faleceu devido à hipotermia em Florianópolis, conforme informado pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES).

Os termômetros marcavam 12ºC na capital catarinense por volta das 11h, de acordo com a Epagri/Ciram, órgão responsável pelo monitoramento do clima no estado. O óbito ocorreu por volta das 12h.

Embora o Estado tenha confirmado a causa da morte, a prefeitura ainda está investigando os detalhes. Em comunicado, o município identificou a vítima como Simon Bertolo, 41 anos, natural de Santo Cristo, no Noroeste do Rio Grande do Sul. O homem estava sendo assistido pelos serviços de Assistência Social e Saúde do município desde 2020.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou manobras de reanimação, porém, infelizmente, a vítima não resistiu e veio a óbito no local.

Outro homem em situação de rua, que estava junto com a vítima, recebeu atendimento. A equipe do Samu verificou seus sinais vitais e forneceu uma manta térmica. Ele foi encaminhado para um serviço de acolhimento pelo órgão competente.

Em nota, o secretário Leandro Lima, da prefeitura, lamentou a morte do homem.