Após cinco anos, Americana volta a ter o 13° feriado.
Neste ano, ele cairá numa segunda-feira, 20 de novembro.
Por duas vezes, democraticamente, os vereadores de Americana aprovaram a criação de uma data em memória da população negra, cujo relatos, habitavam por estas paragens ainda no final dos anos 1.700, mais de um século antes da chegada dos estadunidenses, italianos e da fundação da cidade.
Nas duas ocasiões, o projeto de lei que resultou na criação do feriado foi aprovado por um voto de diferença, após uma série de manifestos no Plenário do Poder Legislativo.
Porém, após uma primeira tentativa, grupos empresariais conseguiram emplacar um projeto que alterou a data do feriado para o 3° domingo do mês de novembro de cada ano. A proposta foi aprovada em novembro de 2017 por 10 x 8. (Na época, votaram contra a alteração: Juninho Dias, Léo da Padaria, Maria Giovana, Odir Demarchi, Padre Sérgio, Thiago Brochi, Vagner Malheiros e Welington Rezende).
Porém, agora, um projeto aprovado na ALESP, válido para todo o território de São Paulo, foi sancionado pelo Governador Tarcísio de Freitas e estabelece a data de 20/11 como feriado no estado.
Relacionadas
Comércios que abrirem neste feriado em Americana serão multados em R$ 2.019 por cada funcionário
Americana vive o dia mais chuvoso dos últimos 9 anos
Veja como participar do G20 Social no Rio de Janeiro