A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, está promovendo a capacitação da rede socioassistencial sobre o fluxo de atendimento de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência. O treinamento leva o nome de “Escuta Especializada: Intervenções e Desafios”.
Ao todo, serão realizados oito encontros, às sextas-feiras, das 8h30 às 12h, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), envolvendo a participação de 44 profissionais da rede socioassistencial do município, contemplando os serviços da Proteção Social Básica e Especial.
A atividade começou na sexta-feira (22) e é ministrada pelas capacitadoras Katia Ravagnani Elias, coordenadora do Creas e pós-graduanda em Especialização em Atendimento Psicossocial a Vítimas de Violência pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), e Cristiane Ramires, psicóloga do Creas.
“O trabalho tem como objetivo capacitar profissionais da rede socioassistencial, de acordo com a Lei 13.431, de 4 de abril de 2017, que cria mecanismos para prevenir e coibir as violências, fortalecendo a rede de profissionais para a proteção e garantia de direitos das crianças e adolescentes no município”, explicou a coordenadora do Creas.
“A capacitação é importante para aprimorarmos o trabalho desenvolvido na rede socioassistencial junto às crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, para que tenham a escuta especializada e as violências identificadas, sejam ouvidas, acolhidas e protegidas”, completou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes.
Texto: Daniela Alves (MTb 23.611)
Relacionadas
Veja como participar do G20 Social no Rio de Janeiro
Vereador Juninho Dias propõe construção de ciclovias e pontos de aluguel de bicicletas em Americana
Prefeito Chico Sardelli anuncia que vai trocar a forração pela varrição de materiais nas escolas