“Eu via muita gente reclamar o tempo todo da vida e sempre dizia agradeça, agradeça. Temos que fazer o melhor nas condições que temos, porque a vida de todos é difícil e nem sempre vai ter a condição ideal. Tem que aproveitar as oportunidades, não reclamar e se agarrar aos teus sonhos” declarou Lindiane Godoi de 38 anos.
Lindiane enfrentou dificuldades financeiras desde pequena e com apenas 12 anos de idade passou a trabalhar como catadora de lixo na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. O tempo passou e Lindiane continuo no mesmo oficio.
Mas a gaúcha tinha um sonho: se formar no curso de Direito. E para isso a mãe solo de dois filhos teve que se virar nos 30, sustentando a casa e se dividindo entre o trabalho e estudos.
Há apenas 10 anos ela concluiu o Ensino Fundamental e não parou mais. Ela passou a trabalhar na Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul com apenas ensino fundamental completo. No entanto, graças à iniciativa do CODECA, ela conseguiu continuar seus estudos e, finalmente, ingressar na escola de Direito em 2016.
Quando a mulher finalmente realizou seu sonho e terminou o Ensino superior, ela se mostrou orgulhosa de seu passado: Lindiane fez questão de eternizar o momento vestida com a toga ao lado de um dos caminhões da coleta. Também pediu aos ex-colegas que participassem da sessão de fotografias.
“O motivo para escolher o ensaio é uma forma de agradecer e reconhecer todo esse tempo que eu passei aqui e que para mim foram muitos momentos de acolhimento. Foi uma empresa que se transformou em uma família. A Codeca é o meu segundo lar. Fiz muitas amizades e aprendi muito no dia a dia. Fui muito feliz aqui e reconheço isso.”
Via: Refletir Para Refletir
Relacionadas
Veja como participar do G20 Social no Rio de Janeiro
Justiça decreta a prisão de Gusttavo Lima
Lei institui 19 de novembro como Dia do Rei Pelé