Crianças de Americana terão aulas de trânsito nas escolas

A Prefeitura de Americana retomou o projeto Educação no Trânsito nas escolas municipais. Conduzida pela Unidade de Transportes e Sistema Viário (Utransv), da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), a primeira ação foi realizada na Casa da Criança Jaguari na semana passada.

O projeto conta com palestras repletas de elementos lúdicos, com o uso de fotografias e a representação de motociclistas, carros, animais e pedestres, entre outros. A palestrante Ana Elisa Araújo Wood Frediani aborda conceitos de trânsito, as vias, prioridades e a influência do clima, além da legislação relativa.

As crianças também aprendem as normas na prática na Cidade Mirim, dirigindo bicicletas e automóveis de papelão, em um circuito com pista, semáforos, faixas de pedestres e a devida sinalização de trânsito. Os “veículos” foram confeccionados na Utransv pela palestrante e pela estagiária Hevelyn Martins de Souza.

“Retomar esse trabalho junto aos alunos das nossas escolas municipais era um desejo de todos, principalmente do prefeito Chico Sardelli e do vice-prefeito Odir Demarchi. A educação no trânsito com as crianças é essencial, pois formaremos futuros motoristas mais conscientes da importância da segurança nas vias”, destaca o secretário de Obras, Adriano Alvarenga Camargo Neves.

Para o secretário adjunto de Trânsito, Marcelo Giongo, a iniciativa visa promover a aprendizagem das crianças com as normas do trânsito de uma forma mais interativa. “Eles aprendem na teoria e na prática sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e como isso ajuda a contribuir com um trânsito melhor nas ruas e avenidas”.

O projeto Educação no Trânsito conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação. “Essa ação está alinhada ao propósito do prefeito Chico Sardelli e do vice Odir Demarchi de promover a conscientização de nossa sociedade. A educação para o trânsito é primordial para preservar vidas e as crianças se mostram mais curiosas e interessadas em aprender”, afirma o secretário de Educação, Vinicius Ghizini

Texto e fotos: Ariel Ferreira (MTb 62.872)