O Novo Centro de Referência em Saúde da Mulher de Santa Bárbara d’Oeste registrou 5,5 mil atendimentos e procedimentos nos primeiros cinco meses de funcionamento. Entre eles foram realizadas consultas médicas em mastologia, ginecologia, pediatria, pré-natal de alto risco, hebiatria, planejamento reprodutivo (psicólogo), consultas de enfermagem, consultas com nutricionista, atendimentos com serviço social, avaliações cirúrgicas, ultrassonografias, biópsias, colposcopias, cardiotocografias anteparto, inserção de DIU, coleta de papanicolaou, histeroscopia diagnóstica e procedimentos ginecológicos.
Os atendimentos no Centro de Referência em Saúde da Mulher vêm referenciados diretamente das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), porta de entrada da Atenção Básica, ou por meio da Central de Regulação Municipal, quando se trata do primeiro agendamento. No espaço, as mulheres têm acesso ao atendimento ginecológico de alto risco e também trabalho de pré-natal de alto risco, além de cirurgias e exames mais complexos, que antes não eram realizados no Município.
O prédio conta com quatro consultórios ginecológicos, consultório odontológico, sala de ultrassom, espaço adolescente, espaço multiuso mamãe/bebê, sala de procedimentos, ampla recepção, salas de espera e sanitários adaptados para pessoas portadoras de necessidades especiais e ostomizadas, sendo projetado para possuir iluminação e ventilação naturais, com ar-condicionado, lâmpadas LED, energia solar com placas fotovoltaicas, com produção de energia renovável, limpa e sustentável.
Em outubro, a unidade recebeu extensa programação do Movimento Outubro Rosa, tendo como ponto alto mais uma edição do “Desfile das Guerreiras”, que contou com a participação de mulheres que foram diagnosticadas e enfrentam ou já venceram a batalha contra o câncer.
Entregue em junho pelo prefeito Rafael Piovezan, o Centro de Referência em Saúde da Mulher está localizado na Rua Floriano Peixoto, 780, no Centro (ao lado do Centro de Exames e Diagnósticos), próximo ao Terminal Urbano, sendo uma das maiores estruturas da Saúde Pública do Município, em espaço de 749 m² de área construída. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.
Relacionadas
Comércios que abrirem neste feriado em Americana serão multados em R$ 2.019 por cada funcionário
Curso gratuito de Formação de Eletricistas da CPFL Paulista está com inscrições abertas em Americana e região
Em dezembro, lojas do Calçadão de Americana vão abrir de domingo, aos sábados até 18h e de semana até 22h