A equipe multiprofissional da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José, em Americana, participou de mais uma etapa do treinamento de boas práticas de atendimento a pacientes com síndrome coronariana aguda (SCA), acidente vascular cerebral (AVC) e sepse.
A capacitação, conduzida por especialistas do Hcor, de São Paulo, é viabilizada por meio do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde). A unidade de Americana foi uma das 100 UPAs selecionadas em todo o País para participar do projeto “Boas Práticas”, do Ministério da Saúde.
A largada do programa de boas práticas em SCA, AVC e sepse na UPA São José ocorreu em agosto, quando foi feito um diagnóstico inicial da unidade, com análise dos fluxos e processos, e a programação das primeiras ações. Este segundo encontro foi uma visita de monitoramento, para saber como a unidade está caminhando desde a implantação do projeto.
“Estamos monitorando todos os dados e os processos de melhoria de gestão que sugerimos nos últimos meses, aqueles que estão em curso e aqueles que precisam ser implantados”, explicou Cíntia Vasconcelos, apoiadora local do Programa de Qualificação Especializado em Urgência e Emergência, que conduz o treinamento na UPA São José ao lado de Fernanda Rodrigues Lima, enfermeira especialista do projeto.
“A UPA São José é um exemplo de sucesso, considerando algumas mudanças significativas que já ocorreram desde o início do programa e o fato de ter uma equipe engajada e motivada”, analisou a apoiadora local do Boas Práticas.
“Para nós, a UPA São José ter sido selecionada para esta capacitação é motivo de muito orgulho e satisfação. Isto trará ganhos significativos aos profissionais, pois eles serão qualificados e estarão mais aptos para o enfrentamento das ocorrências. E quem mais vai se beneficiar é a população, que certamente terá à disposição uma equipe bem preparada para realizar esses atendimentos”, ressaltou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
O projeto “Boas Práticas” prevê o acompanhamento e monitoramento da UPA São José pela equipe do Hcor durante 18 meses, com a realização de reuniões, avaliações de indicadores e atendimentos.
A UPA São José é administrada pela organização social Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.
Texto: Marcelo Rocha / Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Chavantes (MTb 29.754)
Fotos: Divulgação
Relacionadas
Pela 6ª vez nos últimos 7 anos, Americana não terá aumento de IPTU
Comércios que abrirem neste feriado em Americana serão multados em R$ 2.019 por cada funcionário
Veja como participar do G20 Social no Rio de Janeiro