Suzano se instala em Americana, injeta R$ 39 milhões na economia local e está com vagas abertas

Maior produtora mundial de Celulose escolheu Americana para expandir as operações e inaugurou um polo logístico sustentável na Vila Bertini, com energia renovável, veículos elétricos e política reversa que reutiliza tudo o que poderia ser descartado.
A chegada da Suzano em Americana, com inauguração na última terça-feira, foi marcada com muita alegria. Com sua planta localizada em Limeira, mas empregando mais de 700 americanenses, a marca agora ingressa de vez em Americana e vai proporcionar uma série de benefícios como a geração de emprego, melhorias e movimento numa área que estava degradada, pagamento de impostos municipais, além de atrair os olhos de investidores para a rota local. A Nexway, operadora logística de Mercado Livre Raízen e Ambev, foi escolhida como parceira comercial do polo Suzano da Avenida Afonso Pansan.
Hoje (15) a Suzano divulgou o balanço do primeiro trimestre, que confirmou um crescimento de 22% em relação ao mesmo período de 2024, com R$ 11,6 bilhões em vendas nos primeiros 90 dias do ano. A marca é a 37ª maior empresa do país, planta tudo o que produz e de Americana atenderá o mercado nacional e mais 90 países.

A nova operação reforça o compromisso da companhia com Americana e com o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atua. “Este Centro de Distribuição amplia nossa capacidade logística e garante maior eficiência na entrega de nossos produtos. É um marco importante no crescimento da Suzano, ao mesmo tempo em que reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento econômico local e fortalece nossos laços com a comunidade. Estamos confiantes de que esse novo CD beneficiará tanto a empresa, quanto o município. Dos postos de trabalho gerados, cerca de 60% foram ocupados por moradores de Americana. Ao gerar emprego e renda para o município e colaborar com a economia local, reforçamos nosso direcionador que diz que só é bom para nós se for bom para o mundo”, explica Davi Fabrício Teixeira, gerente executivo de Logística da Suzano.

Em operação desde abril deste ano, o CD de Americana foi implantado para otimizar o escoamento da produção da fábrica de Limeira, além de oferecer suporte logístico para outras unidades da companhia. A partir deste CD, são expedidas cargas de diversos tipos de papéis, tanto para o Brasil quanto para outros 90 países atendidos pela Suzano. Entre os produtos estão o Report®, utilizado para impressão e escrita, o Greenpack®, destinado a embalagens flexíveis, o Greenbag®, para sacolas; além de papéis revestidos, como o Couché Suzano®, e não revestidos, como o Alta Alvura®.

O novo Centro conta com uma área total de 82 mil m², armazém com 30 mil m² e 16 docas, funcionando ininterruptamente, 24 horas por dia e 7 dias por semana, com capacidade para estocar aproximadamente 24 mil toneladas de papel por mês.

A escolha por Americana para essa instalação ocorreu após longo estudo de alternativas. A cidade foi selecionada por sua proximidade com a fábrica de Limeira e por sua localização, que permite acesso fácil e rápido às principais cidades do interior paulista.

O prefeito de Americana, Chico Sardelli, destaca a importância do empreendimento para a cidade. “A instalação do Centro de Distribuição da Suzano representa um avanço estratégico para Americana, tanto pelo volume de investimento quanto pelo impacto positivo na geração de empregos e na dinamização da nossa economia. Uma entrega que reforça nossa posição como polo logístico regional e confirma que o trabalho conjunto entre poder público e iniciativa privada gera resultados concretos para o desenvolvimento econômico e social. Agradeço à Suzano por acreditar no potencial da nossa cidade”, avalia.

Inovação e sustentabilidade na logística

Reforçando sua estratégia de alinhar crescimento operacional com responsabilidade ambiental, a Suzano projetou o novo CD com foco em inovação e sustentabilidade. A estrutura foi planejada para otimizar o fluxo logístico, o tempo de atendimento, a capacidade de armazenamento e a agilidade das movimentações dos produtos Suzano. O armazém está preparado para receber diferentes tipos de veículos e cargas, o que garante versatilidade e eficiência à operação.

O novo CD também se destaca pelas práticas sustentáveis incorporadas ao projeto. Entre as iniciativas a serem implantadas estão o sistema de captação de água da chuva, logística reversa de paletes e gestão zero resíduos para aterros. Além disso, toda a energia utilizada no local é proveniente de fontes renováveis, e parte dos equipamentos utilizados, como carretas e empilhadeiras, são elétricos, contribuindo diretamente para a redução das emissões de carbono.

Para a gestão do CD de Americana, a Suzano firmou parceria com a Imediato Nexway, que tem mais de 40 anos de história e está entre as maiores empresas logísticas do Brasil. A parceira conta com expertise em operações complexas de diversos segmentos e ostenta um portfólio de clientes com nomes de peso como Mercado Livre, Ambev e Raízen.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br.