Constelação de estrelas poderá ser vista gratuitamente hoje no Observatório do Botânico de Americana

This image of the well-known NGC 4755 cluster or Jewel Box was taken with the Wide Field Imager (WFI) on the MPG/ESO 2.2-metre telescope at ESO’s La Silla Observatory. It highlights the cluster and its rich surroundings in all their multicoloured glory. The field of view is 20 arcminutes across. The picture is based on images obtained through B, V and I filters.

Começou a melhor temporada para visualizar as constelações austrais no Observatório Municipal de Americana (OMA), aberto para visitas públicas às quartas e sextas-feiras, em grupos alternados, a partir das 19h. O Cruzeiro do Sul e o aglomerado “Caixa de Jóias” estão entre os astros a serem vistos pelos instrumentos do OMA, vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo de Americana. A visitação é gratuita e os interessados devem agendar a atividade pelo telefone (19) 3408-4800.

 

A época é propícia para a visualização de estrelas múltiplas, sistemas binários, nebulosas e aglomerados estelares, uma vez que a Lua encontra-se na fase Minguante e, nesses dias, irá nascer sempre após às 22h, o que significa um céu mais escuro e consequentemente melhor para a atividade. Segundo o astrônomo responsável pelo espaço, Carlos H. A. Andrade, a visão do aglomerado “Caixa de Jóias”, por exemplo, distante cerca de 6400 anos-luz, costuma provocar efusivas exclamações.”.

 

“Além das observações ao telescópio, os visitantes receberão uma agradável explanação a céu aberto sobre aquela que é considerada a constelação símbolo do Brasil: o Cruzeiro do Sul. Na ocasião, será explicado como ela foi amplamente utilizada durante o importante período conhecido como ‘Expansão Marítima’, ocorrido no século XV, bem como o porquê de sua importância histórica até os dias atuais.”, informou Andrade.

 

A Secretaria de Cultura e Turismo informa que, em caso de tempo nublado ou chuva, a agenda é cancelada e é necessária a marcação de uma nova data. Além disso, é importante ressaltar que crianças menores de 5 anos não podem entrar na cúpula do OMA por questões de segurança e têm acesso ao terraço na companhia de um adulto.

 

O acesso ao Observatório é feito pela entrada do Jardim Botânico Municipal “Prefeito Carroll Meneghell”, localizado à Rua Abrahim Abraham, s/nº, no bairro Parque Residencial Nardini.

 

Texto: Beatriz Costa (MTb 39.517)

Foto: European Southern Observatory (ESO)