Região do Jardim da Paz em Americana vai ganhar uma UPA 24h

PROMESSA VAI SAIR DO PAPEL !

O Jornal de Americana, em apuração junto ao Diário Oficial da Prefeitura, descobriu que foi publicado hoje o projeto que tornará realidade o sonhado Pronto Socorro da maior região de Americana.

Em nossa edição impressa de março falamos sobre o assunto, fruto de intenso debate e alvo de inúmeras promessas durante a campanha de 2020.

O Prefeito Chico Sardelli havia afirmado que iria inaugurar Pronto Atendimento 24h nas regiões da Cidade Jardim, São Jerônimo e Praia Azul – uma unidade por ano – mas por conta da pandemia, o prédio da Avenida Cillos foi entregue só este ano.

Americana conta com 10 áreas urbanas e 1 área rural, totalizando 237 mil habitantes. A maior região se chama AP6, que conta com 41,9 mil moradores e abrange os seguintes bairros: Vila Dainese, São Roque, Parque Gramado, São Jerônimo, Jardim da Paz, Parque da Liberdade, Morada do Sol, Parque das Nações, Balsa I e II, Orquídeas, Dona Rosa, Mário Covas I, II e III.

Esta também é a região mais distante do Hospital Municipal. De acordo com análise da edição impressa, um cidadão que reside na Mathiensen gasta em média 8 minutos para chegar de carro no HM, enquanto um morador do residencial Inaê gasta 21 minutos para chegar no mesmo local.

Essa região contava até o início de 2015 com uma unidade de atendimento de emergência 24 horas, que funcionava na Avenida da Amizade, próximo ao Cemitério.

O local se tornou uma UBS e por alguns anos abrigou o postinho do Parque da Liberdade, que neste momento está sendo reconstruído. Atualmente a UBS do Parque Gramado é a mais utilizada de Americana, com média de 10.522 atendimentos por ano.

A Nova UPA de Americana deve funcionar no prédio da UBS Dona Rosa, reformada no final de 2022. O modelo de gestão será compartilhado, semelhante ao do Zanaga e São José, alvo de elogios por parte dos usuários.