A Praça José Leite de Camargo, na Orla da Praia Azul, será completamente revitalizada.
O obra divulgada em primeira mão pelo Jornal de Americana foi autorizada pelo Prefeito Chico Sardelli e já consta no Diário Oficial da Prefeitura.
De acordo com a Secretaria de Administração, os interessados em realizar a obra deverão apresentar as propostas, constando todo o cronograma e os custos, dia 11 de outubro.
Com quase 400 metros de comprimento e com três áreas públicas que juntas somam uma área de aproximadamente 7.750 m², a orla da Praia Azul receberá as seguintes melhorias: acessibilidade através da construção de rampas de acesso às calçadas, faixa de travessia elevada, pisos táteis para pessoas com deficiência visual, bebedouros acessíveis e rampa de acesso ao palco para eventos. Além disso, os pisos das calçadas serão substituídos para que tenham larguras adequadas, fiquem livres de barreiras e se tornem acessíveis.
Haverá ainda instalação de mobiliário urbano contemporâneo, como lixeiras e bancos; pintura viária, como faixas de travessia e vagas de estacionamento preferenciais; construção de quadra de areia, duchas, parquinho infantil, estação de ginástica ao ar livre, campo de bocha coberto e skate park. Também será instalado um bicicletário, enquanto a iluminação passará por melhorias com instalação de lâmpadas de LED.
A medida atende uma promessa feita pela Prefeitura em julho de 2020, durante a entrega da revitalização da Praia dos Namorados.
Em setembro de 2021, durante uma força tarefa da Secretaria de Meio Ambiente na Represa Salto Grande, o Prefeito Municipal anunciou “o início das obras de revitalização da praia azul”. Na ocasião, alguns reparos e melhorias foram realizadas, mas, segundo o próprio Chico; “muito feliz mas queremos mais”.
A obra deve ser entregue no primeiro bimestre de 2024, junto à entrega das novas praças do Mario Covas e da Cidade Jardim.
Relacionadas
Comércios que abrirem neste feriado em Americana serão multados em R$ 2.019 por cada funcionário
Americana vive o dia mais chuvoso dos últimos 9 anos
Novo Centro de Referência em Saúde da Mulher registra 5,5 mil atendimentos e procedimentos em cinco meses