O Aeroporto Municipal de Americana Augusto de Oliveira Salvação bateu recorde de passageiros transportados em 2024, totalizando 25.812 viajantes, entre 13.796 embarques e 12.016 desembarques. O levantamento do controle de tráfego foi realizado pela Prefeitura de Americana, por meio da Unidade de Transportes e Sistema Viário (Utransv), vinculada à Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu).
O recorde anterior de movimentação de passageiros havia sido registrado em 2023, com 23.062 passageiros. Na comparação com 2019, houve um aumento de mais de 400%, período que teve a movimentação de 6.054 viajantes.
No ano passado, também foi constatado recorde em pousos e decolagens, totalizando 12.892 – 6.060 pousos e 6.832 decolagens. Em 2023, foram 12.574 registros e em 2019, 3.369 pousos e decolagens.
“Todos esses números mostram o quanto nosso aeroporto é importante para o desenvolvimento de toda a região. O crescimento da demanda se deve às melhorias realizadas e a localização do aeroporto, que vem em uma crescente. A tendência é aumentar ainda mais após os investimentos da ampliação e modernização da infraestrutura aeroportuária, além de atrair novas empresas e gerar empregos”, diz o secretário responsável pela Sosu, Adriano Alvarenga Camargo Neves.
Investimentos
As obras de reforma e ampliação do Aeroporto Municipal estão passando pelo processo de licitação. Serão investidos R$ 16.231.237,60 para elaboração do projeto executivo e a execução das obras na pista de pouso e decolagem, faixa de pista, resa, pista de táxi, sistema de drenagem, instalação de auxílios à navegação e obras complementares.
Os recursos foram intermediados pelo deputado federal Cezinha de Madureira, atendendo a pedido do suplente de vereador Levi Rossi. Toda a tramitação documental para viabilizar a liberação dos investimentos foi realizada pela Secretaria de Gestão de Convênios.
Relacionadas
Jean Mizzoni acompanha início dos trabalhos de dedetização no Parque Novo Mundo
Procon de Santa Bárbara encontra variações de até 428% nos preços de peixes e 84% em ovos de Páscoa
Americana e Santa Bárbara viveram hoje o amanhecer mais gelado do ano